jusbrasil.com.br
23 de Setembro de 2019

Advogados Guardiões do Mundo

Henrique Antonio Moreira, Advogado
ano passado

O poder de mudar o curso dos rios.

Advogado, é aquele que representa o outro, o outro que nele confia, se dedicando as causas de interesse geral à comunidade, para que não ocorra a barbárie.

O advogado é um instrumento do processo civilizatório, estando sempre presentes nos movimentos emancipadores, políticos e religiosos, fruto da persuasão do que é imposto pelas forças das armas e do dinheiro.

A saga percorrida por advogados ilustres que doaram suas vidas a causas dignificantes do ser humano, destacamos um dos mais importantes advogados da época Ruy Barbosa.

De acordo com ensinamentos de nosso mais ilustre jurista Dr. Ruy Barbosa, "vulgar é o ler, raro é o refletir."

Desde o inicio dos séculos, diante de inúmeras profissões que existiam, que eram importantes para os povos, os advogados estabeleceram regras que permitiram o convívio, desenvolveram meios de soluções de conflitos, conceberam valores fundamentais incorporando-os ao tempo.

Organizaram a sociedade, sendo os responsáveis pelo fortalecimento das instituições, com estes causídicos se formaram excelentes ideias na caminhada da civilização, no combate a tirania e o nepotismo.

Neste mundo ninguém é perfeito, somos humanos imperfeitos, cada qual com suas qualidades e características, na compreensão da humanidade para um mundo melhor.

Diante de nossa história, o direito e a advocacia se distanciam, pois as leis não surgiram simplesmente, é obra dos homens, devendo o respeito e senso critico caminhar juntos, pois o advogado, consiste em proteger o seu assistido, e que encontra no direito sua principal ferramente de trabalho.

Em um futuro muito próximo, acredito que não mais haverá advogados diante da inteligencia artificial que domina a atividade humana, programas de computadores de altas tecnologias, robôs jurídicos que entendem, interpretam, e se comunica com os homens.

A inteligencia artificial tomara conta de infinitas profissões, tornando-as obsoletas e desnecessárias, perante uma sociedade que foi construída em cima de ideias de pensadores, filósofos, juristas e grandes historiadores.

Diante dos inúmeros aforismos que perseguem os advogados, talvez este seja o mais interessante; ao enfrentar odiosas injustiças, mantenha a vigília para não reagir com injustas e desleais injustiças.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)